O Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat) aprovou nesta sexta-feira (04.10), na 23ª Reunião do Conselho, a inclusão da Teca na relação dos produtos de madeira com benefício fiscal no Estado.
A decisão leva em conta o fato de que a Teca (madeira em bruto descascada) é um dos principais produtos de madeira produzidos em Mato Grosso, que também se destaca na produção de Eucalipto. São 68 mil hectares de florestas de teca plantadas, colocando o Estado como o maior produtor da América do Sul. O solo e o clima presentes em Mato Grosso favorecem a alta produtividade.
- Desvendando os Segredos da Terra: Como a Análise de Solo da Solos & Plantas Revoluciona o Agronegócio!
- Arqueóloga Brasileira Revoluciona Entendimento sobre a Ocupação das Américas no Piauí!
- Prefeitura de Jaciara Inova com Campanha Hilária: ‘Não Trazemos Seu Amor de Volta, Mas Cuidamos da Sua Rua!’
- Momento Chocante: Jaguatirica Captura Sariguê em Cena de Tirar o Fôlego no Sertão da Bahia!
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, que preside o Condeprodemat, a aprovação desse incentivo vai estimular o setor.
O secretário ainda destacou que a primeira empresa da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (ZPE) é de produção de Teca.
“Estamos todos alinhados de que a nossa missão enquanto Conselho é estimular o crescimento econômico, com eficiência e segurança jurídica. O benefício para a Teca irá estimular o setor, o qual é o nosso destaque na área florestal, e é um produto que exportamos para Ásia e Europa”, ressaltou o secretário.
Para o produto, o incentivo fiscal é de 65% na operação interna e 80% na operação interestadual dentro do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic).
Condeprodemat
Participaram da reunião os conselheiros da Sedec, da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso, da Casa Civil, da Procuradoria Geral do Estado, da Federação das Indústrias de Mato Grosso e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso.
Além da Teca, o Conselho aprovou a prorrogação da vigência do benefício fiscal do farelo e demais subprodutos de soja e óleos vegetais de soja, em bruto, e a adequação da nomenclatura de produtos.
Fonte: Governo MT – MT
- Mensagem de bom dia para terça-feira 01 07 2025 com reflexões positivas, fé renovada e inspirações para sua jornada
- A descoberta de 64 toneladas de ouro no Paquistão reacende nossa obsessão milenar pelo metal mais cobiçado do planeta
- Guia Completo de Cuidados com Orquídeas para Iniciantes
- “Apoio do Governo de MT é fundamental para continuarmos conquistando campeonatos”, afirma campeão sul-americano de Wrestling