Quarta-feira, 4 dezembro 2024
Logo do site portal araguainha mt
Portal de Notícias da Cidade de Araguainha MT
corredor da onça pintada

Araguainha está entre as cidades que serão incluidas no projeto “Corredor da onça-pintada”

Mato Grosso

Deputado da ALMT é contra o projeto que está em discussão na Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei nº 909/24 do deputado federal Ismael Alexandrino (PSD-GO) que cria um “Corredor Ecológico Onça-pintada” alcança os municípios de Mato Grosso. Além de Mato Grosso, o projeto engloba Áreas de Preservação Permanente, Reservas Legais e áreas produtivas dos Estados de Goiás, Maranhão, Tocantins e Pará.

A proposta de criação de um corredor de 20 quilômetros em cada margem dos rios Araguaia e Tocantins vem sendo alvo de críticas por falta de discussão com os municípios atingidos. Em Mato Grosso, a proposta abrange os municípios de:

  • Terezinha
  • Luciara
  • São Félix do Xingu
  • Cocalinho
  • Araguainha
  • Barra do Garças
  • Pontal do Araguaia
  • Torixoréu
  • Ribeirãozinho
  • Ponte Branca
  • Alto Araguaia
  • Alto Taquari

Ainda em fase de análise nas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, o deputado apresenta como objetivo proteger a onça-pintada e, na condição de espécie topo de cadeia, proteger a biodiversidade naquele território contínuo, incluindo os hábitats; proteger e conservar as nascentes ao longo da extensão do corredor, bem como, as paisagens naturais e os ecossistemas.

O texto cita ainda, que proprietários rurais serão orientados para a recuperação, conservação e regularização das APP e de reserva legal, nos termos da legislação em vigor. Segundo Ismael Alexandrino, a proposta pretende ainda, viabilizar a conexão entre populações de onças-pintadas, a troca gênica e a integração entre a biota de diversas áreas protegidas. Entre os argumentos, a proposta cita como objetivo conciliar a conservação da biodiversidade com o crescimento socioeconômico, incentivando a participação da sociedade em atividades compatíveis com a promoção da sustentabilidade.

O deputado federal Coronel Assis (União) e o deputado Dilmar Dal Bosco (União) já manifestaram contra o projeto. Dilmar classificou a iniciativa como “aberração” denunciando que os 20 quilômetros de margens do rio previsto no projeto vão inviabilizar economicamente alguns municípios de Mato Grosso. “Ah é só uma lei de proteção a onça pintada, até concordo, mas não precisa colocar 20 quilômetros de margens do rio que já tem o código florestal brasileiro, que define qual a quantidade de área de APP às margens de qualquer rio, tanto estadual como federal”, criticou o deputado.

Segundo Dilmar, a Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa irá oficializar o manifesto contra o projeto, que apresenta impacto nos municípios de Mato Grosso. Em sua crítica, o parlamentar desabafa contra projetos que criam reservas ou parques ecológicos. “Já estamos cansados de criar reservas, parques ecológicos. Muitos sustentados pelo Governo Federal, outros pelo Governo estadual e não olham para o produtor, não olham para a agricultura familiar. Municípios que podem deixar de existir nos Estados de Mato Grosso, de Tocantins, do Maranhão e assim por diante.”

Notícias relacionadas

© 2024 Portal Araguainha. Todos os direitos reservados.