segunda-feira, julho 14, 2025

Força Nacional do SUS passa a atuar em comunidades indígenas no Acre

Em:

Compartilhe:

O Ministério da Saúde enviará uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para apoiar a investigação e o tratamento de gripe, síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e diarreia em comunidades indígenas de Assis Brasil, no Acre. O auxílio foi pedido pela Secretaria Estadual de Saúde acreana na última quarta-feira (26).

A partir desta segunda-feira (1º/7), uma equipe, composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos, irão iniciar uma missão exploratória na região. Além dos atendimentos, será feito o diagnóstico vivo da situação no local. O aumento expressivo das doenças têm causado óbitos de crianças e idosos.

Além da Força Nacional do SUS, as secretarias de Saúde Indígena (SESAI) e de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) estão monitorando o caso e fazem parte da ação conjunta do Ministério da Saúde. Inicialmente, as atividades se estenderão por cinco dias para estabelecer o diagnóstico vivo da situação no local.

“Essa é uma missão de entendimento para mapear o que está acontecendo. Os médicos já estão prontos para atender em duas comunidades indígenas, além de fazerem o diagnóstico vivo da situação. Estamos preparados e equipados para qualquer remoção que precise ser feita, isso com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Acre”, destacou Rodrigo Stabeli, coordenador da Força Nacional do SUS.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Acre, as notificações têm mostrado que crianças de 1 a 5 anos e idosos acima de 60 anos são desproporcionalmente afetados com as doenças. Além disso, foram registradas mortes entre crianças menores de cinco anos em aldeias locais.

Assis Brasil é um município acreano de mais de 7 mil habitantes. A cidade está localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia.

O Sistema de informação da Atenção à Saúde indígena (SIASI) registra que duas etnias — Jaminawa e Manchineri — residem em Assis Brasil, totalizando 2,1 mil indígenas, distribuídos em 32 aldeias.

Por: Ministério da Saúde

Link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/forca-nacional-do-sus-passa-a-atuar-em-comunidades-indigenas-no-acre

Fernando Cavalcante de Souza
Fernando Cavalcante de Souzahttps://portalaraguainha.com.br/
Programador, desenvolvedor (sites e aplicativos) e autodidata. Aos 34 anos, acumulo vasta experiência em portais de notícias, tendo escrito mais de 35.000 posts jornalísticos, sempre comprometido com a qualidade e a veracidade das informações. Atualmente, estou criando um novo portal de notícias, dedicado a oferecer conteúdo relevante e atualizado. Conheci Araguainha através do meu hobby como entusiasta colecionador de pedras preciosas e me apaixonei pela cidade. Araguainha, uma das menores cidades do Mato Grosso, ocupa um lugar especial no meu coração. É um prazer imenso noticiar os fatos que acontecem na cidade e na região. Jornalista sob DRT 0008859/MT

Você pode gostar

Sorriso Impulsiona Agricultura Familiar com Maquinários de Última Geração no Assentamento Jonas Pinheiro!

Uma grande notícia para o agronegócio e, principalmente, para a agricultura familiar de Sorriso! O Assentamento Jonas Pinheiro...

Momento Chocante: Jaguatirica Captura Sariguê em Cena de Tirar o Fôlego no Sertão da Bahia!

A natureza, em sua essência mais pura e por vezes implacável, foi capturada em um registro impressionante que...

Paraíso Aquático em Cuiabá Reabre com Novidades e Promoções Imperdíveis!

Prepare-se para mergulhar em um refúgio de tranquilidade e diversão! O tão aguardado Acqua Park Pantanal, localizado na...

Adeus Roça, Olá Frutas Novas! Descubra a Técnica Genial Para Levar Suas Frutíferas Favoritas na Mudança!

A decisão de deixar a roça pode ser difícil, especialmente quando se tem uma forte conexão com a...