terça-feira, setembro 2, 2025

Alerta: Mato Grosso é vice-campeão nacional em feminicídios, revela Atlas da Violência 2024

Em:

Compartilhe:

O estado de Mato Grosso se destacou negativamente no Atlas da Violência 2024, ocupando o segundo lugar no ranking nacional de feminicídios. Em 2022, foram registrados 108 assassinatos de mulheres, um aumento alarmante de 31,9% em comparação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 81 mortes. Mato Grosso fica atrás apenas de Roraima, que registrou uma elevação de 52,9% nos homicídios de mulheres entre 2021 e 2022.

Em 2021, foram registradas 62 mortes, número que subiu para 84 em 2022, representando um aumento de 32,2%. Já o número de mortes de mulheres não negras subiu de 19 para 23, um aumento de 21,1%.

O documento destaca que uma parcela significativa dos feminicídios ocorre dentro das residências, cometidos por autores conhecidos das vítimas. Em 2022, 34,5% dos feminicídios registrados no Brasil aconteceram em domicílios, totalizando 1.313 vítimas.

Sem contar que muitas mulheres ainda são vítimas de violência dentro de casa e acabam não lavrando boletim de ocorrência nem procurando instituições que atuam no enfrentamento à violência contra as mulheres.

Uma pesquisa realizada pelo Comitê de Análise dos Feminicídios revelou que, no primeiro semestre de 2023, 20% dos casos ocorreram em Cuiabá. Além disso, 80% das mulheres assassinadas não possuíam medida protetiva e 60% foram mortas com armas perfurantes.

No primeiro semestre de 2024, 14 mulheres foram mortas por seus maridos, namorados, ex-namorados ou companheiros. Destas, sete foram assassinadas de forma extremamente violenta, a golpes de faca.

Fonte: ipea

Fernando Cavalcante de Souza
Fernando Cavalcante de Souzahttps://portalaraguainha.com.br/
Programador, desenvolvedor (sites e aplicativos) e autodidata. Aos 34 anos, acumulo vasta experiência em portais de notícias, tendo escrito mais de 35.000 posts jornalísticos, sempre comprometido com a qualidade e a veracidade das informações. Atualmente, estou criando um novo portal de notícias, dedicado a oferecer conteúdo relevante e atualizado. Conheci Araguainha através do meu hobby como entusiasta colecionador de pedras preciosas e me apaixonei pela cidade. Araguainha, uma das menores cidades do Mato Grosso, ocupa um lugar especial no meu coração. É um prazer imenso noticiar os fatos que acontecem na cidade e na região. Jornalista sob DRT 0008859/MT

Você pode gostar

Um Chamado Urgente para Matupá: Desvendando o Segredo por Trás dos Rios que Respiram Vida!

Prepare-se para uma onda de cidadania e preservação! A cidade de Matupá, no coração do Mato Grosso, está...

Férias que Transformam: O Que Aconteceu no Ginásio de Cláudia Vai Te Deixar de Boca Aberta!

Em uma iniciativa que prova o poder da união e do investimento no futuro, a Prefeitura Municipal de...

Um Salto Incrível na Educação de Mato Grosso Revela Transformação e Inspira o Futuro!

Prepare-se para uma notícia que vai aquecer seu coração e reacender a esperança no futuro da educação brasileira!...

O que aconteceu com este Pirarucu gigante na Amazônia vai te surpreender!

A Amazônia, com sua riqueza natural inigualável, sempre nos presenteia com cenas espetaculares que destacam a grandiosidade da...